Projecto STRIVER
O Centro de Estudos de Hidrossistemas (CEHIDRO), participa no projecto Europeu STRIVER.
Trata-se de um projecto de investigação com a duração de 3 anos (2006 a 2009) que se insere no âmbito do 6º Programa-Quadro da União Europeia e que visa o desenvolvimento de estratégias e metodologias de carácter interdisciplinar destinadas a melhorar a gestão integrada dos recursos hídricos (Strategy and methodology for improved IWRM – An integrated interdisciplinary assessment in four twinning river basins).
Abrange quatro bacias hidrográficas pertencentes a seis países localizados em dois continentes, Europa e Ásia. O projecto reúne especialisas de uma grande variedade de nacionalidades e de áreas de investigação com o objectivo de desenvolver soluções inovadoras para a gestão dos recursos hídricos e de promover o diálogo entre cientistas, gestores, políticos e utilizadores.
As quatro bacias hidrográficas seleccionadas em que se pretende informação, conhecimento e competencia, são:Tungabhadra (Índia), Sesan (Vietnam and Cambodja), Glomma (Noruega) e Tejo/Tagus (Espanha e Portugal).
Este projecto encontra-se estruturado em 10 Work packges, compreendendo tarefas que se sucedem a nível temporal, tendo sido iniciadas as primeiras.
O projecto STRIVER iniciou-se oficialmente em Julho de 2006, tendo sido já realizadas duas reuniões gerais com o objectivo de discussão de trabalhos e intercâmbio de informação e de ideias.
A primeira reunião, teve lugar em Julho de 2006, em Hiderabad, na Índia, onde todos os participantes deste projecto compareceram com o objectivo de dar a conhecer com mais pormenor os obectivos, as actividades e tarefas a realizar. Iniciaram-se, então, os planos de trabalho. Sendo este um projecto interdisciplinar, multinacional e intercontinental, com participantes de diferentes culturas e formações, é muito importante conseguir gerir diferentes tipos de integrações desde o início do projecto.
A segunda reunião teve lugar em ISPRA, Itália, em Outubro de 2006. Esta segunda reunião teve como objectivo dar inicio às tarefas relativas ao segundo workpackage (constituição de uma base de dados com informações relativas às bacias hidrográficas).
No que respeita a bacia do rio Tejo, realizou-se em Dezembro, na cidade de Toledo, a primeira reunião das partes interessadas (“stakeholders”) da bacia. O objectivo da reunião foi o da recolha de sgestões sobre a hierarquização dos actuas problemas da bacia. A reunião contou com presença de representantes portugueses e espanhóis.
Na sequência um concurso público, foi admitda em Janeiro de 2007 a bolseira Marta Machado, Licenciada em Engenharia Biofísica, para colaborar com a equipa da CEHIDRO em tarefas do Projecto STRIVER.
Para mais informações:
Prof. António Betâmio de Almeida e Prof. Maria Manuela Portela
Instituto Superior Técnico
<< Voltar ao início