Hidronet-Pt

12/18/2006

Acções Hidronet-Pt, DEZ-2006

Estimados colegas Venho dar notícias da Hidronet-Pt, a rede que foi apresentada publicamente em Julho de 2006. Nos últimos três meses os coordenadores da rede têm procurado consolidar a mesma segundo duas vertentes: a financeira e institucional e a ligação a outras redes. Referem-se, seguidamente, as principais acções desenvolvidas.

Quanto ao primeiro ponto, foi preparada uma proposta para a FCT no âmbito de um concurso em que admitimos ser possível contemplar a Hidronet-Pt. Para este efeito e tendo em conta os condicionamentos do sistema de financiamento da UE, deu-se um passo na consolidação institucional da rede: registo da designação e da sede em Évora. A Prof. Madalena Moreira coordenou operacionalmente as acções associadas a esta candidatura. Esperemos algum sucesso.

No que respeita à segunda vertente salientam-se, entre outras, três iniciativas: A ligação da rede à Water Supply and Sanitation Technology Platform para preparação de uma agenda estratégica para a investigação no âmbito do futuro programa-quadro (coordenação do Prof. José Vieira) que terá continuidade a curto prazo.

A acção da Eng.ª Rafaela Matos que conduziu, em Novembro, à associação do CEDEX (Centro de Estudios y Experimentacion de Obras Publicas) à Hidronet-Pt. A ligação formal será efectivada em 2007. O CEDEX tornou-se, assim, no primeiro nó não português da rede. Salienta-se o facto deste laboratório também estar associado a uma rede (em formação) envolvendo universidades espanholas o que abre perspectivas acrescidas de cooperação.

Finalmente, durante a primeira semana de Dezembro, o signatário esteve em Brasília onde participou, em representação da APRH e da Hidronet-Pt, na assinatura de um compromisso fundador da Parceria Lusófona pela Água, rede não-governamental com representações de todos os países lusófonos (só faltou Timor-Leste à reunião) no âmbito da Global Water Partnership.

A participação portuguesa incluiu, também, a Liga para a Protecção da Natureza (LPN). Esta iniciativa tem o apoio das autoridades brasileiras responsáveis pela gestão da água. Neste contexto, tivemos a oportunidade de conhecer a Ministra do Ambiente e Presidente da Agência Nacional da Água e de ter assistido a uma sessão do Conselho Nacional dos Recursos Hídricos. Por parte da hidronet-Pt o interesse na ligação a esta rede coloca-se na formação a diversos níveis (capacitação).

Finalmente, está a ser preparado o plano de acções para 2007 que incluirá, no início do ano, reunião (Fórum) com as entidades associadas à rede com a finalidade de preparar a participação na plataforma atrás referida e de começar a estruturar uma agenda estratégica para a inovação e para acções de parceria no âmbito da investigação e de formação avançada.

Desejo a todos os colegas um feliz natal e um bom ano novo.

Powered by Blogger