Hidronet-Pt

6/20/2006

Hidronet-Pt - Motivação e justificação

Quais são as razões que sustentam a iniciativa da criação da “Rede para o Desenvolvimento do Conhecimentos em Hidráulica e Meios Hídricos” HIDRONET-Pt?

Existe um conjunto de razões. A principal pode ser resumida no seguinte: a análise da situação nacional e dos desafios que se colocam aos domínios científicos e tecnológicos da Hidráulica e áreas associadas, conduz à conclusão que é essencial a criação de uma plataforma integrada de reflexão, desenvolvimento e inovação. Esta conclusão corresponde a uma nova dimensão de actuação.

Entre os desafios identificados referem-se os seguintes:

- o imperativo de corresponder, de modo eficaz, aos problemas e oportunidades de inovação colocados pela Sociedade em geral, e pela inserção na União Europeia;

- a exigência de formação avançada e de investigação, através de internacionalização e de cooperação interdisciplinar, com o sector empresarial e com a administração;

- a reforma da estrutura dos cursos universitários a nível da graduação (1º e 2º ciclo) e da pós-graduação (3º ciclo), nomeadamente de programas de doutoramento;

- a constatação de existir uma competição difícil para captação de vocações entre jovens estudantes e profissionais no domínio da engenharia hidráulica;

- o reconhecimento de que existe uma carência de comunicação e de informação entre os actores e as realidades associadas à actividade múltipla de formação, investigação e desenvolvimento;

- a globalização das actividades científicas e da economia exigindo estruturas sinergéticas para informação e cooperação, nomeadamente no âmbito da União Europeia e com os países de língua oficial portuguesa.

A análise do contexto nacional e internacional no que toca à actividade científica e aos grandes problemas de Sociedade actual conduz à conclusão que a Água é um tema da maior relevância e que está no cerne de grandes desafios: disponibilidades para consumo, saúde pública, qualidade ambiental, gestão de riscos naturais e de vulnerabilidades, nomeadamente as associadas a cheias, secas e erosão costeira, construção de infra-estruturas públicas, entre outros. Não obstante a crescente interdisciplinaridade exigida nas abordagens científicas e técnicas, a hidráulica continua presente e a ser uma ciência básica essencial.

A análise dos principais desafios indica que a resposta adequada para a respectiva superação deverá incluir a criação de uma estrutura em rede envolvendo como “nós” alguns dos principais actores nacionais na produção do conhecimento e no desenvolvimento .

Esta resposta corresponde a uma mudança relevante.

Épocas anteriores exigiram , numa primeira fase, acções pioneiras de introdução e divulgação de conhecimentos e, posteriormente, de reprodução e criação de novos saberes. Numa segunda fase, a consolidação da influência e prestígio na sociedade portuguesa, incluindo os meios profissionais e empresariais, e a cooperação com a comunidade científica internacional. O caminho percorrido faz parte do nosso património, do património histórico da hidráulica portuguesa. Nele participaram individualidades de relevo, que foram nossos mestres, grupos que atingiram elevados níveis de qualidade e instituições que ganharam prestígio merecido. A engenharia hidráulica conseguiu o estatuto de “marca” de prestígio e de competência nacional.

Os novos desafios exigem um sobressalto para proporcionar um novo estado de adaptação ao mundo e às situações da actualidade e do futuro previsível.

Actualmente, a posição da tecnologia portuguesa, na União Europeia e no mundo tem de ser avaliada de outro modo. Os factores de exposição e de pressão alteraram-se. Às associações com parceiros internacionais deve corresponder, contudo, uma consolidação no nosso sistema científico e tecnológico nacional.

A actuação em rede é a que permite obter diversidade, dimensão e robustez de um modo potencialmente eficiente e consistente.

O objectivo não é, não deve ser, a eliminação da competição entre os grupos portugueses mas sim que a mesma seja motivada por forma a facilitar sinergias nas actividades com interesse comum.

Potenciar a inovação significa saber associar-se a objectivos empresariais com vantagem para o conhecimento, para o desenvolvimento sustentável e para a economia nacional.

Potenciar as nossas vantagens pela comunicação e criação de oportunidades e atenuar as nossas vulnerabilidades pela reflexão e crítica, eis, na generalidade, o programa prático da Hidronet-Pt.

Assim, a curto prazo identificam-se as principais áreas de acção da Rede:

- criação de capacidades acrescidas de comunicação e de informação entre os actores e interessados, por forma a potenciar ou facilitar as parcerias e a concretização de oportunidades na formação avançada, investigação e cooperação. Pretende-se que a comunicação inclua a capacidade de discussão de assuntos de interesse e a colocação de novos tópicos para debate aberto;

- reforço das capacidades de realização de acções de formação, investigação, desenvolvimento e inovação, nomeadamente através de parcerias, que possibilitem mais valias aos intervenientes;

- identificação e estruturação de linhas de acção prioritárias e captação de vocações profissionais;

- reforço da imagem e da visibilidade das oportunidades, bem como da capacidade de associação com instituições envolvidas no planeamento e gestão da água, no desenvolvimento de infra-estruturas hidráulicas e em sectores económicas associados à água.

A prioridade operacional, a curto prazo, dos responsáveis pela coordenação da Hidronet-Pt, incidirá na implementação de um sistema de comunicação, informação e diálogo; na realização de condições de reflexão prospectiva (think tank) e de facilitação de concretização de oportunidades entre as partes; e no estabelecimento de contactos internacionais, em particular com redes congéneres europeias. A rede estará particularmente atenta às sugestões de parceiros e representantes da Sociedade. A HIDRONET-Pt deverá ser mais que facilitadora neutra, deverá ser também mediadora e catalizadora de um espírito de cooperação positivo. Pretende-se que a comunicação supere a informação.

Os fundadores e patrocinadores desta iniciativa, não obstante reconhecerem as potenciais dificuldades que irão encontrar e que terão de vencer, estão convictos que a contribuição mais eficaz para a inovação no domínio da água e da hidráulica, em geral, exige uma resposta deste tipo aos desafios identificados.

Junho de 2006
Comissão Coordenadora da Hidronet-Pt

Powered by Blogger